top of page

Aqui damos dicas de atrações futuras, do que acontece e do que já aconteceu aqui nas Montanhas de Campos do Jordão e região.

Exposição “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” - no Mercado Municipal

De 6/10 a 5/11 no Mercado Municipal de Campos do Jordão

Segunda a Sábado - 8h às 18h

Entrada Gratuita

Por que Campos do Jordão tem este nome? Quem define o nome dos municípios brasileiros? Quantas cidades têm denominação religiosa? Esta e outras curiosidades você encontra na exposição itinerante "Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas", que desvenda o significado dos nomes de 645 cidades do Estado de São Paulo.

Uma exposição itinerante produzida pelo Museu da Língua Portuguesa que conta com diversos painéis, gráficos e telas interativas "touch screen" para você entender a origem e histórias dos nomes da cidades.

Campos do Jordão

Segundo o tupinólogo Helder Perri Fereira, antes de Campos de Jordão assumir este topônimo, o povoado situado no meio da serra da Mantiqueira era conhecido por Campos de Ignácio, em referência às campinas ou fazendas em que o pioneiro Ignácio Caetano Vieira de Carvalho tinha se estabelecido na região de Taubaté, desde 1771, e que somavam 269 quilômetros quadrados, a mesma área que o município de Campos de Jordão hoje possui. A denominação atual provém do sobrenome do brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, que, em 1825, adquiriu as terras dos herdeiros de Ignácio, os quais, em dificuldades financeiras, hipotecaram-lhe a ses¬maria. E que, por isso, perderiam o direito de ter seu nome ligado aos campos, que passaram a ser conhecidos, a partir de então, pela alcunha de seus novos proprietários, os Jordão. O fato aconteceu quase um século depois (em 1915), em que o antigo povoado de vila Jaguaribe tornou-se distrito do município de São Bento de Sapucaí, do qual se emanciparia mais tarde.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page